segunda-feira, 23 de junho de 2014

Sopa Borscht

Oie!

Que raio de nome de sopa é esse gente??? 

Tô empolgada com a copa e resolvi fazer essa sopa gringa! :)

Não, não foi porque apareceu na TV ontem....fiz semana passada essa sopa!  

A Borscht é uma sopa de beterraba, tradicional em países do leste europeu. Cada país tem sua forma de preparar, bem como sua forma de consumir, onde alguns a consomem quente e outros consomem fria. Normalmente ela é acompanhada de creme de leite ou natas, que confere um sabor suave e aveludado.

A Beterraba é a estrela da receita, e através da sopa podemos aproveitar os benefícios e as vitaminas do tubérculo que não são poucas! Ela possui vitaminas do complexo B, Ferro e outros minerais, ajudando no combate e na prevenção da anemia, previne também problemas no fígado e baço, estimula a concentração e a produção de glóbulos vermelhos.
Por ser fonte de ácido fólico, as grávidas devem ingerir com uma maior frequência, e seus fito nutrientes possuem poder anticancerígenos. Também possuí poder anti-inflamatório e antioxidante, purificando o sangue e deixando o organismo mais forte e protegido. Por possuir bastante açúcar, deve ser consumida com moderação por pessoas diabéticas.

O ideal é consumir cru em saladas, mas cozida no vapor ou na água e aproveitando essa água para outras preparações e para essa preparação, também garante o excelente aproveitamento de tudo que esse vegetal avermelhado pode nos proporcionar! Vamos à sopa!

Vou colocar os ingredientes que eu usei pra fazer só pra mim, e no final vou descrever a receita na íntegra!

2 beterrabas médias picadas, caldo de legumes até cobrir, manteiga para refogar, cebola e alho picados a gosto, 1 colher de chá de açúcar, sal e pimenta do reino à gosto, 1 colher de café de raspas de limão, 2 colheres de sopa de creme de leite. 

Eu coloco em uma panela, a manteiga e refogo o alho e a cebola, acrescento o açúcar e deixo caramelizar um pouco.Junto as beterrabas, refogo, e cubro com a água. Acrescento todos os outros temperos e deixo cozinhar até o caldo reduzir e as beterrabas estiverem bem cozidas. Bato tudo com o mixer (ou liquidificador) e por último misturo o creme de leite. Vê bem como fica!

Antes de misturar o creme de leite:

Patricia Gidi


Depois de misturar o creme de leite:

Patricia Gidi

A receita que eu peguei, foi de um programa de TV que eu nem me lembro qual, é estrangeiro e foi a que eu usei como referência o modo de preparo é o mesmo, o que muda são as quantidades dos ingredientes que são: 
8 beterrabas médias, 2 colheres de sopa de manteiga, 2 cebolas picadas, 1 limão, 200ml de creme de leite, 1 litro de caldo de legumes, 1 colher de sopa de açúcar, sal e pimenta do reino à gosto.

Fica uma delícia gente, pode fazer!

Bjo da Paty

2 comentários:

  1. Eu não conhecia!!
    Adoro beterraba crua, mas será que vai uma sopa dessa?
    Quando tiver friozinho aqui eu testo pra saber!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Paty, essa sopa é muito gostosa, mas não é muito conhecida entre nós.Adorei a receita, deve ficar bem gostosa.

    ResponderExcluir

Curtiu? Não curtiu? Opine!