sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Especial Cães - Adotar ou Comprar?

Oie!

O assunto de hoje é bem polêmico, muita gente vai me odiar, outros não, mas na minha opinião temos que ter a mente aberta e enxergar além daquilo que alguns grupos da sociedade tentam impor na nossa cabeça. Digo isso porque trabalhei muitos anos com animais, e já vi os dois lados da moeda, tanto de ongs e pessoas que pegam cães de rua e disponibilizam para adoção, como criadores de cães de raça que vendem filhotes. Então, antes de julgar, busque o conhecimento para assim ter uma opinião baseada em fatos e não em conhecimento popular.

Adoção




Adotar um cão é lindo, e ao contrário do que normalmente se faz, você não precisa procurar uma ong ou alguém que resgata cães de rua para doar....você pode adotar aquele cãozinho que sempre abana o rabo pra você quando você chega ao trabalho, ou em casa, ou na padaria. O importante é que ao pegar um cão na rua, a primeira atitude é levá-lo ao veterinário para aplicação de vacinas, check-up, banho...depois do ok do médico é que você vai levá-lo pra casa. Em ongs normalmente isso já foi feito, inclusive em alguns já entregam o animal castrado.
A pessoa pode adotar cães adultos ou filhotes, de diversos tamanhos, cores e tipos de pelo.
Prós - Você ajuda na causa animal, vai ter um cão mais resistente, e na maioria das vezes amoroso.
Contras - Temperamento instável, tamanho impreciso, dificuldade de adaptação.

Compra


Para se comprar um cão é preciso ter muita atenção, pois existem criadores e existem o que eu chamo de "fábrica de filhotes". Não basta só pesquisar no site do Kennel Club, tem que saber direitinho como funciona, para não ter prejuízo.
Que animal não é um objeto todo mundo sabe, porém para se ter cães de raça e com qualidade os criadores tem um custo, pois criadores de respeito cuidam com amor, e dando tudo de melhor para os seus cães gerarem filhotes saudáveis, isso vai desde as acomodações até a documentação do pedigree.
Cães de raça tem como principal vantagem a personalidade, o porte e o comportamento, podemos por exemplo definir qual raça é mais adequada para aquele estilo de vida da família, ou seja, é um caminho seguro para quem não tem experiência alguma com animais, pois fica fácil estudar sobre aquela raça e descobrir os problemas mais comuns e as qualidades comuns à raça.
Prós - Adequação ao estilo de vida mais fácil, comportamento padrão, beleza e segurança.
Contras - Custo elevado, e atenção aos criadores.

Ganhei de Presente, e agora?

Patricia Gidi


Não se dá animal de presente pra ninguém, a não ser que seja de pais pra filhos que vivem na mesma casa e mesmo assim se o filho quiser ou estiver apto para ter um animal, ou de marido pra esposa e vice versa se ambos concordarem. Bicho não é objeto, e você dar de presente pra alguém é a máxima demonstração de consumismo, pra mim é zero amor, zero consideração com o outro....é revoltante! Pense bem, se você não vive junto com aquela pessoa, você não tem condições de saber com 100% de certeza que aquela pessoa tem condições de ter um bicho, mesmo que ela diga que queira, porque se ela quer um bicho mas não o possui...é porque algo a impede de ter! Isso serve pra qualquer animal gente!

Posse Responsável
O que é posse responsável? A posse responsável é uma Lei do Municipio de São Paulo, mas que tem base nas legislações estaduais e municipais do resto do país, onde a principal palavra de ordem é que todo animal tem direito a condições de vida adequadas, saúde, proteção e segurança. 
Quem quiser conhecer mais, existem diversos sites explicando mais detalhadamente sobre o assunto.



O fato é, que independente de como você adquirir o seu cão, a sua responsabilidade pelos próximos 15 anos é cuidar e prover uma qualidade de vida para o seu animalzinho, independente da raça!

Próximo assunto: Macho ou Fêmea? Castrar ou Não Castrar?
Bjo da Paty

5 comentários:

  1. Amo esse assunto, a Cristal nós ganhamos, mas acho lindo quem adota um cãozinho, beijos
    FABIOLA KEFFER

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do post, bem esclarecedor.
    Beijos
    Ki
    www.donakizzy.com.br

    ResponderExcluir
  3. Paty, adorei seu post. Muita gente acha que comprar cachorro é desumano, mas eu não concordo com isso. Achei muito legal você abordar este assunto de maneira tão explicativa!
    O layout novo do blog ficou uma graça, mas demorei um tempão pra achar onde estava o link pras postagens mais antigas... =(
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Eu comprei o meu exatamente pelo que você falou, por não ter experiência com animais e não querer ter surpresa, mas principalmente porque sonhei com o cachorro e perguntei pro meu namorado se existia esse cachorro que eu sonhei e ele disse que era o Golden, eu estava encantada, mas hoje em dia penso que quando tiver condições quero adotar outro ou outros cães! É comovente a quantidade de cachorros nas ruas querendo uma família. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa flor que post otimo.. eu acho que adotar é a melhor ideia pois tem tantos cães sem dono por aí precisando de carinho!
    O meu eu ganhei de presente da minha tia, e é nosso bebê, fez 6 meses agora...

    beijo

    ResponderExcluir

Curtiu? Não curtiu? Opine!