segunda-feira, 22 de julho de 2013

Vamos Fazer Dieta ?

Oie!

Muita calma nessa hora! Dieta todo mundo faz o tempo todo, nada mais é do que a alimentação que você faz durante toda sua vida e existência!
O que se faz para emagrecer é dieta de emagrecimento, ou dieta restritiva....e por aí vai numa grande lista de tipos de dietas direcionadas a vários tipos de situações! 

Eu sempre fui muito magra, e aos 15 anos após a menarca fui diagnosticada com Síndrome do Ovário Policístico, a partir daí minha vida virou um inferno porque quando se tem hormônios desregulados tudo desanda desde o seu humor até os cabelos! Iniciei o tratamento desde então, mas como tudo precisa de adaptação, somente agora com 28 anos tenho tudo dentro do padrão.
Mas, como nada nessa vida é perfeito, somente um detalhe me perturba, que é o não emagrecimento, iniciei R.A. em 2009 e não emagreci nada, só mantive o peso...não sou obesa, estou na linha do sobrepeso...não engordar é bom, mas não emagrecer é muito chato! rs

Esse ano resolvi investigar mais a fundo se isso tinha alguma coisa a mais escondida ou se era o meu metabolismo baiano mesmo...tirei quase 2 litros de sangue para a pesquisa de diversos problemas hormonais e nada...daí o médico concluiu que eu teria de fazer uma dieta muito restritiva para ver se iria fazer diferença, e se não fizer eu corto os pulsos vamos fazer mais pesquisas envolvendo outras especialidades médicas até achar o X da questão!

Antes que vocês torçam o nariz dizendo que eu publico um monte de receita super engordativa e blá blá blá...fiquem sabendo que eu convivo com uma pessoa daquela que é magra e come que nem um boi...do tipo que se eu fizer um bolo eu como 2 fatias e ele 30 fatias...isso quando não faço a alegria das meninas da faculdade! Eu mesma como muito pouco, tenho os horários regradinhos, tudo bonitinho...não vou mentir dizendo que é 100% saudável e light, mas mantenho o mesmo peso há 5 anos! 

O médico me orientou a fazer uma dieta de emagrecimento com restrição total de carboidratos, estou pesquisando sobre ela, e é conhecida como dieta cetônica onde o princípio geral é que com a ausência do fornecimento de carboidratos através da alimentação o organismo é "forçado" a consumir o estoque de energia (sabe aquela pochete?rs) o processo é chamado de cetogênese, que é a quebra de ácidos graxos para conversão em corpos cetônicos e com isso a gordura armazenada sob nossa pele é convertida em energia e passa a ser utilizada para suprir o nosso organismo, obtendo assim a perda de peso.

É dividido em 3 fases: 15 dias de restrição total, 20 dias de restrição parcial e continuidade com adequação em dieta normal.

Existem diversos sites e blogs explicando, mas cada um fala sobre detalhes diversos, aconselho evitar essas informações, pois são imprecisas...sempre que quero me certificar sobre uma informação procuro em artigos científicos, pois são pesquisas reais com informações seguras sobre determinado assunto. Um exemplo é que essa dieta já foi aplicada em adolescentes com epilepsia intratável.

Mas antes que você diga: Obaaa! Vou fazer! Preste a atenção que:

* É uma dieta extremamente restritiva, e perigosa ao organismo, a princípio é atrativa e tudo mais e promete a perda de peso rápida, porém sem acompanhamento médico  pode ter consequências catastróficas como episódios de hipoglicemia, enxaqueca, extremo mau hálito entre outros. Por isso antes de iniciar todo e qualquer tratamento procure auxílio médico e nutricional.
* Odeio dietas da moda, sou muito contra, lendo percebi que essa é uma dieta da moda e é similar com a dieta da proteína, e a dieta de um dr. desses da vida.
* Esse é o MEU relato, isso não significa que vai dar certo pra você (nem deu pra mim ainda! rs), e por isso mesmo não estou colocando nada de cardápio, e nem das orientações nutricionais, justamente para não promover tratamentos sem acompanhamento médico.

Este post enorme, é para explanar sobre um problema e uma possibilidade de solução, fique à vontade para opinar. Me desejem sorte!

Bjo da Paty

6 comentários:

  1. Pati,
    Eu tb não sou fã dessas dietas restritivas da moda (apesar de gostar da do tio Dukan, rsrs). Acredito que uma alimentação equilibrada e atividade física seja o segredo do sucesso.

    Tô na torcida!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Pati sucesso pra você na dieta! Vai dar tudo certo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oaty, olha se eu já gostava de vc te admiro ainda mais, por falar com tanta seriedade sobre o assunto, no geral todo mundo ja sai postando o que vai fazer etc e tal, vc teve um cuidado com as pessoas que vieram aqui.
    Paty este negocio de quem tem gente magra que come muito eu super acredito, tenho uma amiga que ela é corpo de modelo, magérrima, mas como como um leão, eu tb fui muito magra por muito tempo eu odiava, engordei e fiquem num peso estável, depois das 2 gestações mantive praticamente o mesmo peso, porem agora eu to naquelas de quem sempre tem 2 kilinhos para perder rsrsr, como eu não tenho nenhum problema de saude e tb, não sou traumatizada não faço muito esforço, mas hoje eu percebo que se eu não engordo fácil depois de uma semana inteira de guloseimas, tb não perco 100 gr depois de uma semana mais regrada e com exercícios, por isso meu lema é exagerei num dia (ou que sá uma semana) na outra eu manero, não vou dar mole pro azar rsrs

    Te desejo muita sorte pq sabedoria percebi que vc tem de sobra.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Gélia! Obrigada menina! São palavras assim que motivam a gente ainda mais!

      Muito obrigada de Coração! E Também para as meninas que estão sempre me apoiando! :)

      bjus

      Excluir
  4. Oi Paty, eu estou na dieta restritiva com acompanhamento de nutricionista, daqui a pouco minha ideta será totalmente normal e vou seguir pra sempre. Quero estar bem de saúde e fisicamente sempre.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Adorei ler os posts da dieta. Eu vou precisar recomeçar a minha alimentação saudável, porque agora nas férias eu enfiei o pé na jaca. Menina, deve ser difícil ter alergia a clorofila... pra dieta principalmente, porque reduz o que pode ser consumido. Mas as comidas que eu vi aqui estavam eram muito boas...hehehehe
    Parabéns pelo resultado, com certeza está valendo a pena!

    ResponderExcluir

Curtiu? Não curtiu? Opine!