quarta-feira, 15 de maio de 2013

Capa de Almofada Tipo Envelope - PAP

Oie!

Finalmente acabei minhas costurinhas, fiz algumas coisinhas úteis pra mim, como a necessaire que eu mostrei em um outro post, fiz também uma capinha pro tampo do fogão e um joguinho americano para por na bancada do café, olha como ficou um charme!

Patricia GidiPatricia Gidi


O foco era mesmo das almofadas, e eu fiz um pap de como eu fiz...não que eu queira ensinar vocês a costurar, até porque nem eu sei direito, mas é bom pra quem é iniciante como eu consegue fazer de um jeito fácil e que mesmo saindo meio tortinho fica bem bonito.

O primeiro passo pra quem está começando como eu, é usar tecidos bem estampadinhos, pois na minha opinião disfarça muito bem a costura torta. Gente pra mim a pior coisa do mundo de fazer é uma costura reta ou um corte reto....não sai reto nem por um decreto! Desisti e resolvi dar um jeito nisso e te mostro agora como!

1- Escolha seu tecido, no caso algodão, e corte na medida que deseja que fique sua almofada a minha iria ficar com 40x40 cm, então cortei um retângulo de 90 x 48 , isso com uma grande folga já que tenho certeza que o negócio não ia ficar reto e eu ia acabar aparando o tecido. E corte.
Patricia Gidi
 Patricia Gidi

2- Eu dobrei as pontinhas duas vezes e fiz a bainha, e usei a costura zig-zag justamente porque não consigo fazer retinho, e esse ponto dá uma maior disfarçada.
Patricia Gidi
 Patricia Gidi

3- Aí do lado direito, vamos fazer a dobra que vai formar o envelope, usei a parte maior da fita métrica que aí você enxerga direitinho, medi tudo na mesma medida e fui colocando alfinete pra segurar tudo no lugar.
Patricia Gidi
 Patricia Gidi

4 - Passei uma costura reta (até parece, mas a ideia é que seja reta!rs) nas duas laterais, no lado direito. E depois cortamos as barbaridades rebarbas, pra ficar com um acabamento decente.
Patricia Gidi
 Patricia Gidi

5- Virei a peça do avesso, ajeitei os cantinhos e passei outra costura reta (essa é impossível não sair melhorzinha!), essa costura é o acabamento final da peça.

Patricia Gidi
 Patricia Gidi






E aqui a peça pronta e com o recheio!Patricia GidiPatricia Gidi
 Patricia GidiPatricia Gidi

Não ficou lindo? Bem melhor que pagar caríssimo numa capa em uma loja! Eu comprei 2 metros de tecido e ainda sobrou tecido!
A próxima costura grande será uma capa pra esse sofá...tá horrível esse lençol!
Bjo da Paty

12 comentários:

  1. Oieeee querida tudo jóia?...ameiiiiii seu pap... ficou super explicadinho...menina eu e a costura reta sempre travamos altas batalhas aqui...ela insiste em sumir sempre que preciso dela kkkkkkkkk...também sou iniciante na costura hihihihi...amei as dicas do seu blog e ja estou seguindo pra saber das novidades...ótima quinta pra você...beijinho

    Francine

    ResponderExcluir
  2. Amei, te localizei pelo clubinho da costura!
    Sou novata tmb e se isso te consola a costura e o corte reto não gostam de mim, rs.
    Vou tentar fazer a capa com um tecido chita que tenho em casa, se der certo volto aqui para te mostrar.
    Bjs e já estou te seguindo

    ResponderExcluir
  3. Amei seu trabalho ficou lindo mesmo, agora fico esperando seu próximo trabalho "a capa de sofá" pois o meu tb precisa de uma kkkkk . bjs

    ResponderExcluir
  4. Meninas...

    Vi num outro blog essa dica, ja testei e super funciona!

    Pra treinar a costura reta, imprima várias folhas com linhas.
    Vá na máquina de costurar, tire a linha (afinal, é só treino) e vá "costurando" a folha, seguindo a linha (a agulha vai furando e você consegue vizualizar!)

    Quando for passar pro tecido, você pode riscar a margem de costura tbm! Super ajuda!!

    beijo gtande!

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhhhhh! As almofadas ficaram lindas!!!!

    ResponderExcluir
  6. Amei a idéia do fogão amiga ... tbm quero isso ! Eu queria num tecido que desse pra limpar ... com plástico sei lá , mas acho que pode pegar fogo rs !
    Amei o tecido das almofadas ! Parabéns ... ficaram muito fofas
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Obrigada meninas! :)

    Adorei a dica Mariah!

    bjusss

    ResponderExcluir
  8. Paty,
    Achei linda a capinha das almofadas! Vc tá muito prendada, hein.. ;-)

    bjos,
    Carol

    ResponderExcluir
  9. Que lindos! Ameeei o tecido com pimentinhas. Se eu fosse prendada também fazia essas coisas, mas o máximo que consegui fazer foi uma cama pro cachorro (quadrado com costura reta, que nem reta ficou...).
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Patrícia. Acabei de conhecer seu blog, tava procurando um pap desse tipo de almofada e achei o seu muito bem explicadinho, com sua permissão, vou linkar esse post. Te seguindo e aproveitando pra conhecer tudo por aqui.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Linda, definitivamente este pap é o melhor. Já estava para fazer ele há algum tempo e ontem tomei coragem e fui à luta. Resultado: 7 capinhas lindas para o meu sofá, com tecido de camurça, ficou divo. O maridão ficou todo orgulhoso, rs.

    Beijoks e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Tenho dificuldade tbm com costura reta rsrsss, já usou aquele guia magnético de costura? Tô pensando em comprar um pra ver se resolve o problema kkkk

    ResponderExcluir

Curtiu? Não curtiu? Opine!