segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Maquete de Célula Vegetal

Oi Tucas!

ATENÇÃO, LEIA TODO O POST E TODOS OS COMENTÁRIOS, SE AINDA TIVER DÚVIDAS ENVIE UM E-MAIL PARA PCGIDI@HOTMAIL.COM , PARA QUE EU CONSIGA RESPONDER. SIGA O BLOG!

Como assim maquete de célula vegetal? Ficou doida Patricia???

Não fiquei não, na verdade é mais para uma ajuda para aqueles que tem que fazer uma maquete e não acha nada na internet...fiz a minha baseada em uma foto, mas mudei um monte de coisas...como eu não fiz sozinha, então temos que ter um denominador comum. E chegamos a esse resultado aí!


Fizemos essa maquete para a matéria de Microbiologia, na faculdade, e ficou tão bonita pro tempo que tivemos que fazer, que deu pena de jogar fora....mas guardamos ela em fotos para nos lembrar! Fizemos em uma semana, e usamos materiais diversos, tentando sempre baratear o custo do trabalho de modo geral.

Usamos como base, placas de papelão coladas e grampeadas para segurar o peso (a bicha ficou pesadaaaaa), isopor, massinha de modelar, e.v.a, cola quente, cola normal, tinta guache, cola de isopor, e muito...mas muito gel de cabelo! kkk

Deu o maior trabalho, mas garantimos nota máxima! 
Gostaram?

UPDATE - Pessoal, muitas dúvidas estão nos comentários, então leia pois será de grande ajuda!


UPDATE 2 - Pra facilitar a ordem que fizemos as coisas foi: Fizemos a base com papelão duro, e a parte externa da célula, selamos bem com massinha os espaços para não vazar o gel. Depois pintamos tudo, enquanto secava a tinta fizemos as organelas de massinha, o complexo de golgi com eva, e os retículos com eva também, dando esse formato diferenciado, o retículo rugoso ganhou bolinhas de massinha coladas com cola quente, o vacúolo também é de eva. O núcleo é uma bola de isopor que cortamos nesse formato, forramos com massinha, e no meio colamos uma minhoca enrolada de massinha misturada. Arrumamos e colamos no lugar os retículos, vacúolo, núcleo, complexo de golgi, os anéis na parede da célula e esperamos secar. Depois colocamos o gel verde dentro do vacúolo e o gel transparente em todo o resto da célula, arrumamos as organelas que ficam mais no meio do citoplasma (bolinhas e cobrinhas) e por cima as outras organelas.

UPDATE 3 - Pessoal, para ajudar mais ainda segue algumas fotos de base para vocês se orientarem como fazer! Espero que ajude!






Fizemos a legenda com foto, nome e função das organelas que colocamos, e fizemos as letras do tipo de célula em eva. Não tenho a legenda em arquivo!!!

Mais informações em: http://www.infoescola.com/citologia/celula-vegetal/

Bjo da Paty

229 comentários:

  1. Como vocês fizeram para montar essa maquete? Eu estou fazendo um trabalho da escola e preciso de ajuda.
    Thayná!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é eu tbm presisso ugente é pra hojo de tarde no 1º horario

      Excluir
    2. pois é eu tbm presisso ugente é pra hojo de tarde no 1º horario

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Paty, como você conseguiu montar os lados da célula com o isopor? Você cortou o isopor e foi colando parte por parte? É que vou fazer quinta feira (15/05) mas tenho essa dúvida.
      Obrigada.

      Excluir
    5. Oie! Fui fazendo por partes! Fiz o desenho no papelão do formato que queríamos e fomos colando as partes de isopor. E para ficar bem certinho fizemos os angulos nas pontas para que o encaixe ficasse bacana! :)

      bjus

      Excluir
  2. Olá Thayná!

    Fomos colando as partes, a base, depois a parte de fora, e só depois de tudo coladinho colocamos o gel e as organelas!

    Bjinhus

    ResponderExcluir
  3. amei vou me espirar nela pra poder fazer um trabalho de ciencias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. , nossa ameeeeeeeeeei s2

    ResponderExcluir
  6. nossa adorei mas onde se encontra a base vcs tiveram q comprar qts caixas de massinha pfvr me respondam! tenho q fzr um trabalho pro dia 28

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo!

      Obrigada!

      Usamos uma caixa de papelão de Tv mesmo, cortamos 2 faces dela e prendemos...mas você pode usar madeira.
      Usamos umas 5 caixas de massinha...e sobrou um pouco.

      bjs

      Excluir
  7. ola me espelhei muito nessa maquette suuua ee a miiinha fiico tooop ' aa suua ta liiinda parabens paaaaaaaaaaaaaaaaaaty!! bjiiiim

    ResponderExcluir
  8. Oooi ((: Ficou muito top *-* Queria saber quanto voces gastaram em geral? O custo...$$

    ResponderExcluir
  9. Obrigada meninas!!!!

    Olha eu acho que gastamos uns 120 reais...mas porque aqui em Manaus é tudo caro, de repente você gaste menos!
    O nosso maior gasto foi com o gel de cabelo, porque só achamos pequeno e caro! :(

    bjinhuuus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara sério q vc gastou tudo isso? eu moro no rio de janeiro no centro ..... séra q vai ser caro assim? to 8 ano e fiquei mega bolada com o meu professor de ciências pq eloe me deu pouco tempo pra fazer.... quanto tempo vcs gastaram?

      Excluir
    2. ali disse q foi em uma semana mais tipo ele me 5 pra fazer contando com hoje..... séra que eu cosigo?
      ps: sou a mesma pessoa ali de cima

      Excluir
    3. Oi!
      Com certeza você vai gastar menos, fora que você pode pedir se alguém tem esses materiais sobrando, você pode reaproveitar outras coisas....use a criatividade que dará certo! :)

      Nós fizemos em grupo, então cada uma fez uma coisa e depois juntamos as partes...eu acho que se você se dedicar dá pra fazer sim...começa pelas partes que precisa secar a cola e a tinta, depois faz as organelas com massinha, o gel é por ultimo...

      Volta pra dizer como foi viu! Torço para que dê tudo certo! E qualquer coisa pode perguntar!
      bjus

      Excluir
    4. obrigado vou começa a montar amanha e o pior é que é pra depois de amnha séra que da?

      Excluir
  10. larissa nayara10/03/2013, 11:04

    ola sou a larissa , estou fazendo em trabalho da celula vegetal ;tenho que entregar daqui 2 dias e nada da certo . preciso de ajuda . a professora não deixa usar isopor para a estrutura . por favor me ajudem... = )

    ResponderExcluir
  11. Oi Larissa!

    Você pode fazer de papelão e colocar camadas de jornal com cola pra ficar bem firme e grossinho...usando a técnica de papel marché.

    Bjinhus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto de massinha vc gastou? A bola no meio vc fez com isopor?

      Excluir
    2. Gastamos umas 5 caixas de massinha, a bola do meio é isopor revestida de massinha.

      bjus

      Excluir
    3. Muito obrigada

      Excluir
    4. Muito obrigada e so para saber vc fez a parte preta de dentro e a azul vermelha e a verde com eva

      Excluir
  12. Isso fizemos com EVA! Abraços

    ResponderExcluir
  13. Queria saber como e que voce fez esses negocios de amarelo com masinha por cima?

    ResponderExcluir
  14. isso nao e uma maquete de celula animal nao?

    ResponderExcluir
  15. Genteeee que lindooo!!!!!! Eu estou fazendooo... Mas igual nao vai ficar!!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  16. Oiie, quero saber como fizeram a célula com o isopor, cortaram em partes e colaram? E as partes verdes é tudo gel?

    ResponderExcluir
  17. Oiie, quero saber como fizeram a célula com o isopor, cortaram em partes e colaram? E as partes verdes é tudo gel?

    ResponderExcluir
  18. Então, tá tudo explicado no post e nos comentários! :)

    bjinhus

    ResponderExcluir
  19. Oiie, quero saber como fizeram a célula com o isopor, cortaram em partes e colaram? E as partes verdes é tudo gel?

    ResponderExcluir
  20. Oiie, quero saber como fizeram a célula com o isopor, cortaram em partes e colaram? E as partes verdes é tudo gel?

    ResponderExcluir
  21. Oiie, quero saber como fizeram a célula com o isopor, cortaram em partes e colaram? E as partes verdes é tudo gel?

    ResponderExcluir
  22. É como mostra a imagem, a parede da célula feita de isopor cortado e colado, as organelas de massinha sendo o núcleo uma bola de isopor revestida de massinha, o RER, REL e complexo de golgi e o vacúolo feito de EVA. Dentro de tudo gel de cabelo espalhado...dentro do vacúolo gel verde e fora gel transparente.

    O isopor foi pintado com tinta guache.

    ResponderExcluir
  23. o que ta escrito na legenda ??

    ResponderExcluir
  24. Adorei sua maquete, vai dar trabalho, mais vai valer a pena,estou indo fazer um trabalho de ciências e vou me inspirar nela para fazer, tomara que fique como a sua, Beiijo e muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  25. Obrigada Tucas! Se fizer me manda a foto que eu posto!

    bjinhus!!!

    ResponderExcluir
  26. odiei!discupa!

    ResponderExcluir
  27. Sem problemas todo mundo tem direito à opinião! bjus

    ResponderExcluir
  28. Oiee gostaria di saber praq serve o gel di kbelo??

    ResponderExcluir
  29. Achei muito legal fiz uma igual a de vocês, não tem problema ne ?! é que muitas pessoas ficam falando e plagio isso e aquilo mais eu adorei a ideia achei bem criativa e fiz igual :)bjoos

    ResponderExcluir
  30. gostaria que você postase as legenda aqui tem como ? achei muito legal linda bjo

    ResponderExcluir
  31. O gel de cabelo é a geleca que tá no meio da maquete inteira, ele representa o citoplasma!

    Que legal que gostou e conseguiu fazer! Espero que tenha tirado a nota máxima! :)

    Não tenho mais a legenda, fizemos ela rápido e eu nem me lembrei de salvar, mas ela é a figura da organela e um resuminho dizendo o que é e o que faz, pegamos tudo da internet mesmo! Desculpe não poder ajudar mais!

    Bjinhus para todos!

    ResponderExcluir
  32. oie boa noite prciso fazer uma maquete sobre celula vegetal e gostaria de saber os materiais que voce usou ...

    obrigado pela atenção ...

    ResponderExcluir
  33. Olá, está tudo descrito no post e nos comentários! bjs

    ResponderExcluir
  34. Voce poderia me informar o comprimento da celula ?

    ResponderExcluir
  35. Olá tenho um trabalho de ciencias de célula vegetal e não tenho ideia de como fazer, voce poderia me ajudar ? Explicar melhor como voces fizeram isso,pois ficou muito legar e se nós fizermos desse seu jeito rsrsrs' ganharemos total.
    Obrigada, Um Beijo

    ResponderExcluir
  36. Olá, nós não medimos a maquete, desculpe.

    Oi! É só ver bem a figura, ler o post e os comentários que tenho certeza que irá conseguir!

    bjinhus

    ResponderExcluir
  37. wow! ficou mto lindo msm!!! parabens, espero que tenham tirado 1000000000000000000000000000000000 no trabalho!!!!

    ResponderExcluir
  38. oi
    com que eu posso fazer a parede celular sem usar isopor????

    ResponderExcluir
  39. :) Obrigada!

    Você pode fazer com papelão e papel marché!

    Gente coloquem os nomes! :P

    bjinhus

    ResponderExcluir
  40. ficou linda mesmo.mais ñ posso me basear nela.pq preciso fazer uma maquete com bola de isôpor!

    ResponderExcluir
  41. Olá, gostaria de saber qual o link da imagem que vcs basearam a maquete?
    Estou fazendo o trabalho igualzinho pois gostei muito, mas preciso da imagem explicando :s
    será q vc ainda teria o link da imagem?

    ResponderExcluir
  42. A sua deve ser célula animal, é só pesquisar que tem várias referências na internet!

    Vanessa, eu não tenho o link, foi pesquisando na internet mesmo, e não tinha nenhuma explicação, por isso tentei colocar o mais detalhado possível!Qualquer dúvida pergunte!

    bjinhusss

    ResponderExcluir
  43. Oque significa essas "bolachinhas"? rsrs
    as bolinhas verdes e a base q ela fica em cima brancas??
    E as outras amarelas com tipo umas minhoquinhas ? kkk

    ResponderExcluir
  44. É uma representação das organelas, se não me engano o verde é o plasmócito e as amarelas as mitocondrias! :P

    bjinhus

    ResponderExcluir
  45. aaah siiim Obrigadaaaa suua Linda...
    Graças a vc meu trabalho esta ficando impecavel melhor impossivel !!
    Vou ver se tiro uma foto dele e te mando o link pra ver :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Vanessa! Vc é uma fofa!

      Quero ver sim! Espero que seu trabalho ganhe nota máxima e que fique muito melhor que o nosso!!!

      Bjinhuss

      Excluir
  46. ola,, queria saber como vcs fizeram esse negoço que de e.v.a que esta da cor vermelha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João!

      Nós recortamos tiras de EVA, e colamos formando círculos de vários tamanhos, depois colamos o meio deles e juntos assim como está na foto...até a cola secar, colocamos um pregador pra segurar!

      bjinhus

      Excluir
  47. gostaria de saber como voces conseguiram fazer essa maquete porque eu precisaria para fazer me mandem a resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fizemos exatamente como descrito no post e nos comentários! bjus

      Excluir
  48. https://www.facebook.com/vanessa.freitas.796/posts/530866633622114?notif_t=like
    ooooooooi Paty ta aí o nosso trabalho se quiser me manda convite no fb, ficaria feliz se vc visse, eu achei que ficou mega parecido tao bom quanto o seu (sendo modesta) :D

    ResponderExcluir
  49. Vanessa, me add porque pra mim não abriu e tem mil vanessas freitas no face! kkkk

    Patricia Gidi, sou a primeira...é a mesma foto! rsrs

    bjinhus

    doida pra ver!

    ResponderExcluir
  50. FALA MAIS DOS MATERIAIS DA CELULA VEGETAL POR QUE ESTOU FAZENDO UM TRABALHO E PRESISO COMJPRAR AS COISAS URGENTE
    SARA

    ResponderExcluir
  51. brigado pela sua resposta !!!!!

    ResponderExcluir
  52. Está tudo no post e nos comentários...não há mais o que acrescentar, a não ser que haja alguma dúvida específica!

    bjinhus

    ResponderExcluir
  53. amei sua maquete parabéns pelo trabalho
    vou fazer uma inspirada nela!!!!!!

    ResponderExcluir
  54. O gel é o vacúolo né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É...tem gel no vacúolo e no resto ilustrando o citoplasma!

      Excluir
    2. mas vcs colocaram gel verde ou transparente?
      Pq tenho os dois aq e não sei qual usar

      Excluir
  55. Muito lindo adorei hehe

    ResponderExcluir
  56. Olá tem geito de vcs colocas uma foto grande da lista que esta do lado da maquete esplicando as coisas ? Por favor Preciso pra Segunda-Feira de manhã dia 13/05/13 :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem, essa maquete fizemos ano passado! A legenda a gente fez no word com fotos do google, nome e descrição da organela! Fácil de fazer! Você consegue!
      bjs

      Excluir
  57. Amei ja fiz a minha não ta muito igual mais fico otima Obrigado pela ajuda :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que tire a nota máxima!!!

      Bjinhus

      Excluir
  58. LEGENDA POR FAVORRR :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tmb quero :(
      e é pra amanhã sexta 10/05 :( vo fica sem nota a maquete tenho mas a fessora num aceita sem legenda buaaaaaaaaaaaa
      Me ajuda Paty_Gidi

      Excluir
    2. Calma! Te ajudo dando a dica que a legenda a gente fez no word com fotos do google, nome e descrição da organela! Fácil de fazer! Você consegue!

      Tenta e depois me conta!
      bjs

      Excluir
    3. consegui obrigada pela dica fico mais ou menos mais ta otima vlw Paty

      Excluir
  59. Como cortou o isopor tão certinho foi com estilete, mas e pra ficar retinho o octogono

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cortamos com o estilete as peças e fomos colando, por fim passamos massinha nos cantinhos ! bjs

      Excluir
  60. Eu Queria Saber O Que é esse emborrachado preto ?

    ResponderExcluir
  61. oii
    muito obrigada me ajudou muito!!!!
    minha maquete da célula vegetal ficou linda tambem.
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Espero que consiga nota máxima! :) Bjus

      Excluir
  62. Amei eu vou fazer quarta feira na escola junto com a minha professora e ela vai fazer um teste oral sobre a célula e eu queria saber qual vc acha que é a mais fácil de explicar a célula animal ou a vegetal bjus esperando resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu não sei qual série que você está, mas as duas são bem parecidas e a diferença é que a célula vegetal tem parede e membrana celular, ela tem um vacúolo que na célula animal não tem, e os cloroplastos que também não tem na célula animal!

      Eu acho que estudando direitinho você consegue tirar a nota máxima! Torço por você! ;)

      Bjus

      Excluir
    2. quero saber a lista de tudo q precisou

      Excluir
  63. oi preciso saber mais informações sobre a maquete tenho que fazer um trabalho valendo 50 posso te adc no face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo que poderia ser falado está no post e nos comentários, mas se ainda tiver dúvidas mande um e-mail para noturna_ilha@hotmail.com

      Bjs

      Excluir
  64. trabalho muito bem feito, estão de parabéns (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou demaaaaaaaaaaaaaaaaaaaais!! ahaha, meus parabéns, vai ajudar muito no meu trabalho!! bjks

      Excluir
    2. Obrigada! Tomara que tire 10!bjus

      Excluir
  65. nossa amei eu queria não gastar muito e faze o melhor estou olhando algumas imagens e vendo o que eu devo comprar essa parte dos materiais fico pra mim é meio dificil e sua pagina ajudo muito a saber que eu vou comprar parabens poderia mandar convite no facebook me ajudando a escolher os materias se sim esse é meu email do facebook kevelyn-keke@hotmail.com bjs tomara que possa me ajudar é pra quinta que vem e só vai fazer eu e mais 2 amigas ... bjs Paty

    ResponderExcluir
  66. Nosa amei seu trabalho nos fizemos um igual mais queria saber quais sao os nomes das celulas bjjisinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! A célula é vegetal, as organelas são as que tem na célula vegetal! bjusss

      Excluir
  67. Minha duvida é sobre o gel. Como vc colocou ele, que tipo usou, se pode colocar os negocios sobre ele e se endurece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coloquei com uma colher mesmo, usei gel de cabelo transparente fora e verde dentro do vacúolo, compramos o mais barato que achamos.

      Ele não endurece, o que compramos era meio grosso, então dava pra por coisas em cima daí você vê o que tem na sua cidade, se for muito mole escolhe outro... e também não ficou tão fundo assim...ficou tipo uns 2 dedinhos de profundidade só!

      Eu adoro quando voltam e contam que conseguiram fazer!!!
      bjusss

      Excluir
    2. obrigadão serio (:
      e depois que tentar volto pra contar e agradecer novamente

      Excluir
    3. Valeu graças a suas dicas consegui nota maxima xD

      Excluir
  68. Muito bom fico, Parabéns ! VÔ TENTAR fazer uma parecida no trabalho de biologia -'

    ResponderExcluir
  69. por onde começo?? me ajuda pfv. amei sua maquete e qero c inspira na sua!!!!me explique passo a passo..dsd ja agradesso bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Primeiro vc começa pela base, e vai montando aos poucos!
      bjinhus

      Excluir
  70. Fizma identica ano passado, foi oq me salvo kkkkk , esse ano estou fazendo de novo , começando em 3 2 1

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  72. Olá, o que são essas bolinhas azuis e laranjas, e essas espécies de "cobrinhas" laranjas,?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São partes da célula, o azul representa o lisossomo por exemplo! bjus

      Excluir
  73. como faço para fazer a parte do isopor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só ir cortando e colando, depois passe massinha nas juntas para vedar bem! bjus

      Excluir
  74. Poderia ampliar um pouco mais a legenda, por favor?

    ResponderExcluir
  75. Como posso fazer o citoplasma sem usar gel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gel de cabelo é o mais fácil, mas vc poderia usar também aquela parafina em gel (que faz velas transparentes), ou não usar nada que também vai dar pra entender quando vc for explicar seu trabalho!
      Bjus! ;)

      Excluir
  76. nossa este trabalho e muito doidu

    ResponderExcluir
  77. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  78. Respostas
    1. Olá Flávia!

      Não fizemos nenhum vídeo pois foi muito corrido fazer a maquete!
      Caso tenha dúvidas que ainda não tenham sido sanadas, pode perguntar, fique a vontade!
      bjus

      Excluir
  79. gostei muito dessa maquete porque ela inspirou o meu grupo e estamos pensando faze-la para apresentar na escola

    ResponderExcluir
  80. Ai que linda essa maquete! Meu trabalho de bio,é para semana que vem,e vamos começar hoje gostei muito dessa,é a celula vegetal completa né? Ou mostra algo além? Porque ainda não estudamos por completo essa matéria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabella!
      Obrigada pelo elogio!
      Esta célula está bem completinha, como foi para a minha faculdade acredito que tenha mais coisas do que a que se aprende na escola! Mas nem é nada muito difícil, aproveite para surpreender o professor! ;)
      bjinhus

      Excluir
  81. meu deus foi criativo ate demaaaaaaaaaaaaaaais amei mas nao sei se a minha vai ficar asssimmmmm

    ResponderExcluir
  82. Ficou ótima, vou fazer uma me espelhando na sua....

    ResponderExcluir
  83. Paty,fizemos nossa maquete! E não é por nada não,mas a professora ADOOROOU! Se quiser ver como ficou entra lá no meu blog,beeijocas! :*** http://arantesisabella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  84. Oi Paty! vc poderia me dizer com que macinhas vc fez o trabalho para selar o sua maquete para nao vazar o gel?? pf responda estoou precisando mt pois tenho que entragar da qui a 1 dia :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massinha de modelar normal...na cor verde! ;)

      Espero que dê certo! Volte pra contar! bjuuus

      Excluir
  85. Essa maquete nao e celula animal ne

    ResponderExcluir
  86. adorei isso espero que der serto

    ResponderExcluir
  87. Olá o que são essas coisas que se parecem massinha? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É massinha! rs

      São as organelas e estruturas da célula!

      bjs

      Excluir
  88. essa maquete é da célula animal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não.... é de célula vegetal!!!!!

      Excluir
  89. aonde vc usou o papelão??? e quantos mais ou menos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usei na base, papelão de caixa de televisão, coloquei 2, passei cola no meio e grampeei as pontas pra ficar bem duro e firme!

      Excluir
    2. a base é o fundo neh? assim de que tamanho?


      Excluir
    3. mais depois tu colocou ispor ou só papelão e pintou?

      Excluir
    4. e colocou as organelas

      Excluir
    5. o papelão é o preto grande, nós pintamos ....aí a célula fizemos com isopor, as paredes da célula são de isopor!

      Excluir
  90. como vocÊs fizeram a legenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fizemos a legenda com foto, nome e função das organelas que colocamos, e fizemos as letras do tipo de célula em eva

      Excluir
  91. af isso é uma mrd

    ResponderExcluir
  92. fico muito massa vo faser uma dessa boto fe

    e nois

    ResponderExcluir
  93. Ficou linda essa célula.. Estou fazendo uma também... so q em vez do gel usei gelatina

    ResponderExcluir
  94. que fez isso inteligente

    ResponderExcluir
  95. Oi Paty!
    Preciso fazer um trabalho da célula vegetal ou animal, quero fazer vegetal para ciências e amei a sua maquete queria saber exatamente quais materiais que você usou
    Ficou perfeita, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e eu tbm não consegui identificar o cloroplasto

      Excluir
    2. Oie!
      Tá tudo explicadinho no post e nos comentários...é só ler! Se tiver alguma dúvida específica é só perguntar que eu respondo!

      O cloroblasto, é o branquinho de bolinha verde!

      bjinhus

      Excluir
    3. Amanda Vieira31/03/2014, 16:05

      Paty, por favor, me manda a legenda por aqui mesmo?

      Excluir
    4. Não tem como Amanda! bjs

      Excluir
  96. Maravilhoso o trabalho de vocês!!! Gostaria de saber ,se seria possível você me mandar a legenda desse trabalho, vou tentar fazer um parecido para minha amiga, que está fazendo ciências biológicas e precisa fazer um trabalho assim. Desde já obrigada por socializar os seus trabalhos!!!!sandrauaialbuquerque@hotmail.com

    ResponderExcluir
  97. Maravilhoso o trabalho de vocês!!! Gostaria de saber ,se seria possível você me mandar a legenda desse trabalho, vou tentar fazer um parecido para minha amiga, que está fazendo ciências biológicas e precisa fazer um trabalho assim. Desde já obrigada por socializar os seus trabalhos!!!!sandrauaialbuquerque@hotmail.com

    ResponderExcluir
  98. não consigo visualizar a legenda vc poderia me ajudar com urgência , adorei a maquete por sinal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A legenda é bem fácil, é só pesquisar no Google que você vai encontrar tudinho! :) bjs

      Excluir
  99. Oie paty adorei a maquete de vocês, estou criando uma uma me espalhando na de vocês, a minha vou apresentar quarta-feira dia 09, gastei uns 30 reais para fazer pois aqui no RN às coisas São bem baratas...EU ESTOU APAIXONADO PELA A MAQUETE DE VOCÊS PARABÉNS

    ResponderExcluir
  100. oie paty pereciso do nomes de cada uma das celular com eva e masinha peciso entregar amanha fizemos esta maquete vcs estao de parabenss por favor tem com manda os nome de cada um para mim preciso para amanha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Em alguns comentários eu respondi isso, mas é só dar uma pesquisada que você encontra todas!
      bjs

      Excluir
  101. ajundem eu por favorr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual sua dúvida? Leia o post e os comentários, se ainda sim tiver dúvidas, eu ajudo com certeza!
      bjs

      Excluir
  102. Olá , boa noite .. Gostaria que por gentileza me tirasse uma dúvida rs .. Como fizeram aquela legenda ao lado da maquete ?

    ResponderExcluir
  103. pode colocar isopor no lugar do suporte de papelao ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, desde que seja bem firme...e aí tenha cuidado para não ficar pesado e quebrar!
      bjs

      Excluir
  104. a celula ficou linda, so que muito dificil de fazer!!

    ResponderExcluir
  105. arthur cunha12/04/2014, 09:18

    otimo talvez fasso para meu trabalho de biologia...

    ResponderExcluir
  106. arthur cunha12/04/2014, 09:32

    vou fazer a minha dessa esta decidido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte pra me mostrar! Torço pra você tirar nota 10!!! :)

      bjs

      Excluir
  107. como fazer isto em min

    ResponderExcluir
  108. como vc grudou as masinhas azuis no eva azul? adorei a sua maquete (y)

    ResponderExcluir
  109. De que é feita essa bolinha cor de Rosa grande ali??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma bola de isopor cortada e coberta de massinha! :) bj

      Excluir
  110. O O gel transparente é o citoplasma né ? e as cobrinhas e bolinhas no fundo oque significam ? pode me dizer pelo amor de Deus já fiz tudo só n sei oque é isso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e os anéis são os plasmodesmos ?

      Excluir
    2. O gel transparente é o citoplasma, as cobrinhas são os microtúbulos, as bolinhas azuis pequenas são os ribossomos, os anéis da parede celular são os plasmodesmos, e as bolinhas grandes laranjas são os lisossomos!

      Boa sorte! bjs

      Excluir
  111. Gabriela !

    Eu nao consigo encontra seus componentes e suas funções :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi!

      É só pesquisar em livros de biologia, ou no google como célula vegetal (em imagens), ou organelas da célula vegetal!

      bjus

      Excluir
  112. O que são esses anéis na parede celular?

    ResponderExcluir
  113. o q são esse papeis,essas cobrinhas

    ResponderExcluir
  114. queria a lista de tdo q vcs utilizaram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está tudo descrito no post, e nos comentários! bjs!

      Excluir
  115. o q é aquele negócio preto atras do núcleo ?

    ResponderExcluir

Curtiu? Não curtiu? Opine!