terça-feira, 31 de julho de 2012

Risoto em dose dupla!

Oi Tucas!

Com as coisas da casinha nova se ajeitando (principalmente a cozinha!) a gente vai se empolgando pra fazer as coisas né?!
Nesse dia eu me empolguei demais, fiz dois risotos, um doce e um salgado! Querem ver e aprender?

Risoto de Carne

Receitinha bem simples gente, a gente frita os cubinhos de carne na manteiga (com um fiozinho de azeite) até dourar bem e reserva. O arroz é o próprio para risoto, usei arbóreo, refogamos a cebola, e o arroz no azeite e vamos adicionando conchas de caldo de carne ou bacon mexendo sempre até que o arroz fique al dente. No final acrescentamos uma colher de chá de manteiga, uma boa quantia de queijo parmesão para ele ficar bem cremoso, acrescentamos a carne reservada e servimos! :)

Risoto Doce ou Arroz Doce

Segue também o mesmo princípio, colocamos o arroz na panela e um pau de canela, e vamos acrescentando leite (utilizei quase um litro) até que cozinhe e fique al dente e cremoso. Acrescentamos ao final, uma lata de leite condensado e deixamos cozinhar um pouco mais mexendo sempre, quando estiver bem cremoso servimos ou colocamos na geladeira numa travessa bem bonita ou em taças individuais. Polvilhe canela em cima a gosto.

Para as duas receitas usei uma xícara de chá de arroz, que rende para quatro pessoas normais comerem ou duas pessoas com muita fome ou três pessoas com fome...vai do nível da fome do cidadão! rs
Os ingredientes eu usei o que tinha em casa e nas quantidades do meu gosto, por isso não tenho medidas.

Gente, risoto é um prato muito simples, mas que demanda um carinho especial (quando ele desanda nada salva!) e é um prato muito versátil, pois dá pra fazer de sabores infinitos!
O tempo de cozimento vai variar muito dependendo do arroz, da temperatura do caldo (quente tá gente!), do seu fogão, do seu muque pra mexer e do alinhamento dos planetas! (as vezes mesmo tudo na condição ideal dá errado!) . O meu levou 20 minutos aproximadamente!

Se der certo, volta e conta, se não der, conta também, me dá esporro, tire dúvidas! rs

Mas que os danados ficaram bonitos ficaram né não???rs

Um bjo da Paty

Um comentário:

  1. Adoro risoto com arroz arbóreo, é muito bom mesmo, bem cremosinho. E o arroz doce fica ótimo com esse arroz também.

    ResponderExcluir

Curtiu? Não curtiu? Opine!