segunda-feira, 19 de março de 2012

Futura Nutricionista!

Oi Tuca!

A lesada aqui some de vez em quando mesmo...normal, mas dessa vez ando sumidinha por uma causa muito nobre!
A minha graduação na universidade começou gente! E la o bicho pega! To de trabalho ate o tucupi (como diz o povo aqui! não me pergunte o que significa tucupi ok? mas adianto que eh uma fruta! kkk)!!!

Nao não estou fazendo veterinária...cheguei a conclusão que vou deixar pra próxima encarnação, ou se tudo der errado! :P

Estou fazendo Nutrição, eu acho que eh a minha cara e vocês? Queria fazer junto com gastronomia, mas acho que vai ficar puxado..imagina voltar de uma aula sobre vinhos e ir direto pra uma aula de bioquimica? Nao da certo neh!

Quer saber o perfil do profissional? Vejamos o que diz a minha universidade!

O curso de nutrição objetiva a formação do profissional dentro de um perfil generalista, humanista e crítico, capacitado a atuar em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção, recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, visando à segurança alimentar e à atenção dietética. Pretende, desta forma, contribuir para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural. Apresenta um olhar diferenciado para os problemas regionais, buscando na multiprofissionalidade alternativas de enfrentamento para solução das questões locais, relacionadas com aspectos de saúde e nutricionais da população amazônida. 

Quer saber também a área de mercado de trabalho? Tudo bem vamos la!

O nutricionista é um profissional da área de saúde que atua no sentido de auxiliar as pessoas à selecionarem e consumirem os alimentos necessários ao seu organismo, na saúde e na doença. Sua função é promover a saúde por meio da melhoria do padrão alimentar, elevando a qualidade de vida das populações e contribuindo para a solução dos problemas nutricionais dos indivíduos. Considerando a Resolução no. 380/2005 do CFN, que dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições e estabelece parâmetros numéricos de referência, por área de atuação, são definidas as seguintes áreas de atuação do nutricionista: Alimentação Coletiva - atividades de alimentação e nutrição realizadas nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), como tal entendidas as empresas fornecedoras de serviços de alimentação coletiva, serviços de alimentação auto-gestão, restaurantes comerciais e similares, hotelaria marítima, serviços de buffet e de alimentos congelados, comissarias e cozinhas dos estabelecimentos assistenciais de saúde; atividades próprias da Alimentação Escolar e da Alimentação do Trabalhador; Nutrição Clínica - atividades de alimentação e nutrição realizadas nos hospitais e clínicas, nas instituições de longa permanência para idosos, nos ambulatórios e consultórios, nos bancos de leite humano, nos lactários, nas centrais de terapia nutricional, nos Spa e quando em atendimento domiciliar; Saúde Coletiva - atividades de alimentação e nutrição realizadas em políticas e programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária, alimentar e nutricional; Docência - atividades de ensino, extensão, pesquisa e coordenação relacionadas à alimentação e à nutrição; Indústria de Alimentos - atividades de desenvolvimento e produção de produtos relacionados à alimentação e à nutrição; Nutrição em Esportes - atividades relacionadas à alimentação e à nutrição em academias, clubes esportivos e similares; Marketing na área de Alimentação e Nutrição - atividades de marketing e publicidade científica relacionadas à alimentação e à nutrição. 

Coisa pra caramba neh?

Resumo, muito em breve vamos todos comer com saúde hein gente!



Bjo da Paty!

2 comentários:

  1. gostei da re nutriçao, mas quero saber se exige mui calculos caloricos etc.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu ainda não posso te responder, mas tem matérias que exigem cálculos diversos como química, bioestatística e etc...

    Mas nada impossível, e nem absurdo! :)

    bjusss

    ResponderExcluir

Curtiu? Não curtiu? Opine!